Organizadores

COMITÊ ORGANIZADOR

PROFESSOR RAMÓN MOLINA VALLE, DR. – PRESIDENTE CIMCCO 2016

Ramon_MolinaPossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é Professor Titular e coordenador do programa de pós-graduação de Engenharia Mecânica de la Universidade Federal de Minas Gerais. A sua experiência na área de Engenharia Mecânica é com ênfase em Sistemas e Equipamentos Térmicos, atuando tanto com Modelagem Numérica, como com Técnicas Experimental.  

 

PROFESSOR JOSÉ RICARDO BERMÚDEZ  SANTAELLA, MSC. –  VICE-PRESIDENTE

Ricardo_Santaella

Engenheiro Eletricista pela Universidade Industrial de Santander – UIS (1991), com especialização em informática pela Universidade Francisco José de Caldas (2000), Mestrado em Automatização e Instrumentação pela Universidade dos Andes ULA – Venezuela (2006) e atualmente é estudante de Doutorado em Ciências Aplicadas na ULA – Venezuela e Professor Pesquisador adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Francisco de Paula Santander. Trabalha como diretor do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Industriais. Possui experiência na área controle e instrumentação em processos industriais.

 

PROFESSOR ROGÉRIO JORGE AMORIM, DR.

Rogerio_AmorimPossui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutor em SISTEMAS PROPULSIVOS EN MEDIOS DE TRANSPORTE pela Universidade Politécnica de Valencia (2010). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Motores de Combustão Interna, atuando principalmente nos seguintes temas: multi-fuel, ltc, diesel engine, performance e flex engine.

PROFESSOR MATHEUS PEREIRA PORTO, DR.

Matheus PereiraProfessor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica. Credenciado ao Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG. Possui graduação em Engenharia Mecânica (UFMG, 2007), Mestrado e Doutorado em Energia e Sustentabilidade (PPGMEC-UFMG, 2010/2013) e doutorado sanduíche na UCSD (Universidade da Califórnia, San Diego 2012/2013). Possui parcerias em pesquisas com a UCSD, CDTN, CSem Brasil e Votorantim Metais. Responsável pelo Laboratório de Termometria do DEMEC. Líder do grupo de pesquisas LabTerm, especializado em Termografia. Líder do Grupo de Energias Renováveis, da Escola de Engenharia da UFMG.

PROFESSOR JUAN CARLOS HORTA GUTIÉRREZ, DR.

Juan HortaDoutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1999). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais onde atua na Área Automotiva, tanto em nível de Graduação como de Pós-Graduação. O Professor atua no desenvolvimento de pesquisas que visam a elevação da segurança veicular e o aumento da eficiência na projeção, fabricação e utilização do transporte rodoviário e a melhora dos problemas da mobilidade urbana e rodoviária relacionados com a operação das máquinas automotivas e a diminuição dos acidentes do trânsito. 

 PROFESSOR JUAN CARLOS CAMPOS RUBIO, DR.

Juan Rubiopossui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, e faz parte do corpo editorial da International Journal of Mechatronics and Manufacturing Systems (IJMMS), do Journal of Modern Manufacturing Technology (JMMT) e do International Journal of Composite Materials. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e de Produção, com ênfase em Processos de Fabricação e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de precisão, projeto, automação, usinagem e máquinas-ferramenta CNC.

PROFESSOR DIMAS ABREU DUTRA, DR.

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação (2010) e doutorado em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

COMITÊ CIENTÍFICO

PROFESSOR JOSÉ GUILHERME COELHO BAETA, DR. PRESIDENTE DEL CC

Jose Baetapossui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), pós-graduação em Engenharia Automobilística (Master FIAT-PUC- 1995) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de novos Conceitos de motopropulsores, Pré-desenvolvimento e preparação de motores de competição. A partir de Fevereiro de 2015 atua como Professor Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais.

PROFESSOR FABRÍCIO JOSÉ PACHECO PUJATTI, DR.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia (2001), mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Engenharia Automotiva com ênfase em Máquinas, Motores e Equipamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, gerenciamento eletrônico, competição, veículos e controle.

PROFESSOR LEANDRO SOARES DE OLIVEIRA, PHD.

Leandro SoaresGraduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Agricultural And Biological Engineering – Purdue University (1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG no período de novembro de 2011 à outubro de 2015.  Tem experiência de pesquisa nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos e de biocombustíveis líquidos, com ênfase em Aproveitamento de resíduos agro-alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: café, processos de adsorção, biodiesel e modelagem e simulação de processos.

PROFESSOR RUDOLF HUEBNER, DR.

Rudolf HuebnerGraduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) tendo desenvolvido pesquisas junto à Università Politecnica delle Marche, com sede em Ancona, Itália. Atualmente é professor Associado – nível 01 – na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos e Transferência de Calor, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Calor e Fluidos ou Bioengenharia que contemplem a elaboração de modelos matemáticos, simulações numéricas e o uso de técnicas de medição não-invasivas aplicadas à análise de escoamentos.

APOIO ADMINISTRATIVO

DEBORAH DOMINGOS DA ROCHA – SECRETARIA CIMCCO-2016

Estudante de graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é estagiária  no Centro de Tecnologia da Mobilidade do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, trabalhando em projetos de simulação numérica de motores. Desde março de 2016 trabalha também na secretaria do Congresso Internacional de Motores, Combustíveis e Combustão – CIMCCO 2016. 

ELIZABETH HURTADO VALDERRAMA – SECRETARIA CIMCCO-2016

Elizabeth_HurtadoEstudante de último período de graduação de Relações Econômicas Internacionais da Universidad del Tolima (Colômbia). Foi intercambista na Universidade Federal de Minas Gerais e estagiária  no Centro de Tecnologia da Mobilidade do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, no projeto “Congresso Internacional de Motores, Combustíveis e Combustão – CIMCCO 2016” até março de 2016. 

ALEXANDRE ALVES GOMES – ASSESSOR ADMINISTRATIVO – CIMCCO 2016

Alexandre GomesPossui gradação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994). Pós-Graduação em Psicoterapia – Abordagem Centrada na Pessoa pelo Instituto Humanista de Psicoterapia, (1997).  Especialização em Gestão Estratégica – Gestão de Pessoas – pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (2001) e, Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior pela Faculdade de Educação da UFMG (2013). Atualmente desempenha a função de Gerente Administrativo do Centro de Tecnologia da Mobilidade do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

CARLOS EDUARDO CASTILLA ALVAREZ, MSC. – DOUTORADO UFMG

Possui graduação em Engenharia Eletromecânica – Universidad Francisco De Paula Santander (2012). Atualmente é ejecutor de proyectos de investigación do Grupo De Investigación De Desarrollo En Procesos Industriales (UFPS). com ênfase em instrumentação, modelagem matemática, eletrônica de potência, comunicação industrial, controle e automação de processos industriais, gestão e implementação de soluções de tecnologia da informação para a otimização linhas de produção. Com habilidades em lidar com software de engenharia para o projeto e desenvolvimento da engenharia detalhada em processos industriais (SolidEdge, AutoCAD, Matlab, Simulink e LabVIEW). 

OSCAR RICARDO SANDOVAL RODRIGUEZ, MSC. – DOUTORADO UFMG

Oscar SandovalPossui graduação em Engenharia Eletromecânica – Universidad Francisco de Paula Santander da Colômbia (2012) e faz atualmente estudo de Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais no Brasil. Tem experiência na área da Engenharia Mecânica na área da Refrigeração e na Engenharia Elétrica na área da instrumentação, controle e automação de processos industriais, Eletrônica de Potência, gestão e implementação de soluções de tecnologia da informação para a otimização das linhas de produção. Possui habilidades no uso de software de engenharia para o projeto e desenvolvimento da engenharia detalhada em processos industriais (SolidEdge, AutoCAD, Simulink e LabVIEW).

LEONARDO GUIMARÃES FONSECA, MSC. – DOUTORADO UFMG

LeonardoPossui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é aluno de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Simulação Numérica de Motores Alternativos, atuando principalmente nos seguintes temas: cfd, motores de combustão interna, validação, coeficiente de swirl e coeficiente de descarga.

ALYSSON FERNANDES TEIXEIRA – GRADUAÇÃO CEFET MG

Alysson_ FernandesGraduando do último período em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é estagiário no Centro de Tecnologia da Mobilidade do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, desenvolvendo atividades na área de simulação numérica e ensaios experimentais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica com ênfase em motores de combustão interna, especialmente motores dotados de ignição por lança-chamas, além de ter experiência em simulação CFD. Possui habilidades no uso de softwares de engenharia como SolidWorks, MatLab, Ansys Fluent, OpenFOAM e IndiCom/Concerto.

 

© 2015 - 2016 Centro de Tecnologia da Mobilidade - Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais